Publicado por: Jeff Jeffrys Jeffersson | 03/09/2015

RÚGBI – UM BREVE RELATO

J. Costalonga

J. Costalonga

check_ciano_cr

Olá, pessoal!

Eu sou JOSÉ COSTALONGA. Inauguro a nova fase da Crônica Líquida cheio de vontade e orgulho. Freqüento o Bar do Bigode há mais ou menos uns quinze anos, mas nem sempre estou por aí, por causa da minha profissão. Como você deve saber, eu trabalho com transporte, dirijo um caminhão. Talvez por isso tenho uma visão mais cética da vida. A estrada dá uma judiada na gente mesmo… EU era quem empunhava o taco de bilhar naquele fatídico acontecimento com a polícia… hehehehehe…

Bom, antes de qualquer coisa, neste post, vou me ater aos comentários sobre o esporte que mais gosto: O Rúgbi (isso mesmo, com grafia em bom português por que assim, você me entende melhor e eu não preciso ficar me explicando). Estamos às vésperas da Copa do Mundo e devo confessar que estou ansioso para ver a Argentina representando a América Latina, além do meu time, favorito: A Irlanda! Mas falo disso daqui a pouco.

Grande Demais pra PerderAquele esporte que costumávamos ter aqui no Brasil há uns dez anos, o… FUTEBOL, né?

Poisé, na era das Grandes Arenas; Elefantes Brancos financiados com dinheiro de impostos utilizados para pão e circo durante trinta dias que teve sua grande derrocada com a maior vergonha de todos os tempos: o sete a um da Alemanha…

Tudo isso acompanhado pela expatriação precoce de talentos natos, exploração de atletas como se escravos fossem, vendidos a peso de ouro de um clube a outro, utilizados para justificar os mais escusos negócios e colaborando para a inversão dos valores entre o Ser e o Ter (por que um médico cardio-cirurgião teria menos valor do que um chutador de bola?!) Isso para se ater somente sobre o que acontece nessa ilha da fantasia latino-americana que vivemos. Os recentes acontecimentos, investigações e prisões executadas por serviços de segurança internacional executados na sede da FIFA, revelam a ponta de uma imensa podridão nessa indústria que se tornou esse esporte (se é que podemos chamar isso de esporte!). Assim é melhor até parar por aqui antes que eu tenha uma síncope nervosa e espanque o meu computador! Rararararara…

falhou?O Rúgbi (ou Rugby, para os puristas) é diferente. Um esporte que, apesar de pegado e violento, ensina valores e une pessoas. Tive meu primeiro contato com esse esporte assistindo ao clássico “Invictus”, obra cinematográfica com Morgan Freeman e Matt Damon, com base em fatos reais acontecidos pelos idos dos anos ’90. Desde então, este nobre esporte vem crescendo em nível mundial e me emocionando a cada jogo que se realiza aqui na Terra Brasilis (apesar de estarmos muito, muito longe do nível de excelência internacional). E confesso, isso me fez recuperar a fé na humanidade. Assim, é o único assunto no mundo que tira um sorriso dessa minha cara feia… Ainda mais porque depois de cada partida, TODOS vamos para aquela cervejada!

mensrugbyimageA Copa do Mundo de Rúgbi começa na Inglaterra, em 18 de setembro, com 20 times divididos em 4 grupos de 5 equipes. Olha só:

Inglaterra, Austrália, País de Gales, Ilhas Fiji e Uruguai; África do Sul, Samoa, Japão, Escócia e Estados Unidos; Nova Zelândia, Argentina, Ilhas Tonga, Geórgia e Namíbia; França, Irlanda, Itália, Canadá e Romênia.

Nesse rol, a Nova Zelândia figura como grande favorita e atual campeã. Enquanto a Romênia é o azarão, pois tem a posição mais baixa do Ranking. Representando a América Latina temos a Argentina e o Uruguai. A Inglaterra tem a vantagem de jogar em casa, todas as nações da Grã-Bretanha (Escócia, País de Gales e Irlanda) também estão classificadas. A Irlanda do Norte e o antigo EIRE jogarão neste campeonato como uma equipe unificada, dando o mesmo exemplo que há tempos a África do Sul do Apartheid deu ao seu povo, originando a Nova República.

Rugby-Team-BasisPor isso esse é o meu time nessa temporada! Vamos acompanhar comigo?

Valeu!!!

Deixe uma Resposta

Categorias

