Publicado por: Jeff Jeffrys Jeffersson | 27/01/2016

COMO PERDER FÃS PARA A SUA BANDA EM 7 LIÇÕES SIMPLES

EDGARD-LEE

Edgard Lee

lamp_white_cr

 

 

 

Olá, rockeiros e rockeiras!

Estive muito triste ultimamente, afinal de contas se foram o Scott Weiland (grande amigo), o Lemmy Kilminster (grande inspiração) e agora o Bowie (maior inspiração de todas).

Em contraponto a esses grandes talentos que nos deixaram recentemente, tenho notícias de alguns artistas underground que gostam deste submundo obscuro e sombrio. Permanecer com aparições na penumbra das menores e mais secretas casas de seu núcleo é o principal objetivo dessa galera.

Seu mais recente trabalho é um privilégio de ‘só quem é’ que pode ter acesso. Por isso vou dar umas dicas de expulsar “quem não for convidado” da festinha da sua banda e seus amigos do underground, sobretudo, no dia do lançamento do seu CD.

O CD da sua banda é a coisa mais importante de todas. É o meio através do qual você apresenta a sua arte ao público. É a materialização de toda a sua genialidade, criatividade e inspiração. O centro de toda a sua obra, em torno do qual vai girar todo produto vinculado a esta grande marca que é a sua banda!

 

Lá vão as lições:

  1. É SÓ MAIS UM SHOW – logo, não precisa de estratégia ou planejamento nenhum. Seus fãs já sabem que vocês são a melhor banda do mundo, por isso não precisam ser cativados ou convidados a conhecer melhor a história de vocês, suas canções e sua obra. Vocês podem até ser o número de abertura no show de lançamento do seu CD, afinal de contas, amanhã tem o batizado do sobrinho do primo do seu vizinho e o baixista da banda tem que ir embora cedo, não vai dar pra ficar até o final.
  2. MANTENHA O OLHAR BLASÉE – tudo o que um artista precisa, além da sua música, é a sua pose. Suas roupas são tudo o que você tem de identidade artística. Seus fãs que não são seus amigos, são uma subcategoria que não precisa de sua atenção, somente observar atônitos e admirados você executando sua arte. Portanto, pode tratá-los como desconhecidos, ou como se eles não estivessem ali mesmo.
  3. CHEGUE AO MESMO TEMPO QUE O PÚBLICO – o talento de vocês é inato e transcende os detalhes técnicos. Aliás, passar o som com a casa aberta ao público é mais uma chance de cada membro de sua banda mostrar o seu talento individual. Todos na platéia estão muito interessados nisso também!
  4. NÃO É NECESSÁRIA A COMUNICAÇÃO – lembre-se que sua arte é sublime e auto-explicativa. Seus fãs pesquisaram muito sobre você e já sabem de cor o nome de suas canções, suas letras e a que se referem. Então, pra que se comunicar com o público? Por que agradecer a presença daquelas 15 pessoas na platéia? Ainda que seja o primeiro show de divulgação de seu novo CD, fã que não faz a lição de casa, não precisa ir num show seu.
  5. QUANTO PIOR, MELHOR – a qualidade da aparelhagem de voz e da equalização dos PA’s é um mero detalhe. Ninguém precisa entender o que você está falando. As melhores bandas de rock do mundo cantam em inglês, as guitarras são distorcidas e o contrabaixo ninguém ouve mesmo. Só a bateria que precisa estar muito, muito alta!
  6. LONGA APRESENTAÇÃO – Um show bom é um show que reproduz TODAS as faixas do seu disco e dos anteriores também. Não tenha pressa de deixar o palco nem se importe em cansar o público. Uma hora e meia de espetáculo é o mínimo. Eles estão ali pra isso mesmo, se cansarem de ouvir suas lindas canções!
  7. MERCHADISE? PROCURE SABER – Você não precisa vender merchandise no show, afinal ninguém está lá pra conferir ou descobrir você. Se quiserem saber como adquirir material de divulgação da sua banda, podem acessar aquele site feito em casa com o endereço super complicado ou mandar um e-mail para a sua banda @hotmail.com e pedir pela camiseta, adesivo, bottom ou até mesmo o CD que vocês acabaram de lançar. Quem gosta do seu rock vai fazer de tudo para ter o seu merchandise, até mesmo stalkear o perfil dos integrantes pelas redes sociais. Manter-se indisponível é uma regra de ouro!!!

spinal_tap_break_wind

Pronto. Se na sua última apresentação você conseguiu seguir esses sete passos e o show teve 15 pagantes, pode esperar uns 6 ou 7 no próximo!

Keep Rockin’, Kids.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: